sábado, 4 de maio de 2013

Câncer de Mama

Estudos epidemiológicos indicam que mulheres que nunca tiveram filhos apresentam cerca de quatro vezes mais risco de desenvolverem câncer de mama na menopausa quando comparadas com mulheres que já se tornaram mãe.

Artigo publicado pelo International Journal of Cancer relata que uma pesquisa foi feita com amostras de tecido mamário de mulheres saudáveis com idade entre 50 e 69 anos que estavam na menopausa ( pelo menos um ano sem menstruar ). Foram divididas em dois grupos: 42 mulheres que nunca tiveram filhos ( nulíparas ) e 71 mulheres que já tiveram um ou mais filhos e que ficaram grávidas pela primeira vez, em média, aos 23 anos.

Comparando os dois grupos, foi verificado diferença no padrão de expressão de 298 genes.

Nas mulheres que já tiveram filhos, houve uma modificação epigenética e que permaneceu até a menopausa. Essa alteração foi verificada com relação aos núcleos das células ( cromatina frouxa e cromatina condensada ). Nas mulheres que já tiveram filhos, as cromatinas apresentavam - se mais condensadas.

Um dos pesquisadores relata que a mama após a gravidez adquire uma assinatura genômica e um perfil fenotípico diferente. Acredita-se que essas mudanças fazem com que a mulher fique mais protegida contra o câncer.








Nenhum comentário:

Postar um comentário