terça-feira, 19 de março de 2013

Colpocitologia Oncótica ( Papanicolau )



Colpocitologia oncótica ( Papanicolau )

O que é?

É um exame realizado para detectar alterações nas células do colo do útero.
Esfregaço cervicovaginal, Colpocitologia oncótica ou Papanicolau. Este último é uma homenagem ao patologista grego George Papanicolau, responsável pela criação do método no início do século.


George Papanicolau

George Papanicolau


A colpocitologia oncótica é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e realizar o diagnóstico da doença no início, antes que a mulher apresente sintomas. Realizado periodicamente permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade por câncer de colo de útero.

Como o exame é realizado?

Primeiramente a paciente fica em posição ginecológica, após introduz-se o espéculo vaginal                    ( conhecido popularmente como "bico de pato" ). Realiza-se a retirada de material da ectocérvice com a espátula de madeira ( espátula de Ayres ) e da endocérvice com a escovinha. As células colhidas são colocadas em uma lâmina e fixadas com um produto fixador. A lâmina é enviada à um laboratório especializado em citopatologia.
O exame é indolor, simples e rápido. Pode no máximo causar um pequeno desconforto que diminui se a paciente conseguir manter-se relaxada.



Espéculo vaginal ( "bico de pato") de plástico


Espéculo vaginal ("bico de pato") de metal

Espátula de Ayres e Escova endocervical





Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais ( mesmo com camisinha ) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos ou pomadas vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. A paciente nào deve estar menstruada,pois o sangue pode alterar o resultado do exame.
Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, com coleta única ( somente com a espátula de Ayres com a coleta ectocervical ) sem prejuízo para a saúde do bebê. 

Quem deve fazer o exame?
Toda mulher com vida sexual ativa ou que já teve relação sexual.

Quando fazer o exame preventivo?
Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente.
Após dois exames seguidos ( com intervalo de um ano ) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

Resultados:  Negativo para neoplasias; NIC I ; NIC II ; NIC III ; Infecção pelo HPV ; Amostra insatisfatória.

Se o exame acusou:

  • Negativo para câncer: se esse for o primeiro resultado negativo, deve-se realizar outro exame um ano após. Se a paciente já tem um resultado negativo no ano anterior, deverá fazer o próximo exame preventivo em três anos.
  • Alteração ( NIC I ): repetir o exame após seis meses.
  • Outras alterações ( NIC II E NIC III ): Primeiramente a paciente deverá realizar a colposcopia e vulvoscopia com biópsia se necessário e o médico deverá avaliar cada caso para melhor orintação e conduta.
  • Infecção pelo HPV: repetir o exame seis meses depois.
  • Amostra insatisfatória: significa que a quantidade de material não foi suficiente para avaliar corretamente o exame. A paciente deverá realizar o exame assim que possível, o mais rápido para que a mesma não fique sem avaliação.
Colo uterino normal






























Nenhum comentário:

Postar um comentário